logo

Mostra Helena Ignez

02/05 A 08/05

De 02 a 08 de maio, acontecerá a mostra “Helena Ignez”, uma homenagem a uma das mais importantes artistas do cinema brasileiro. A iniciativa marca os memoráveis 85 anos de vida dela a serem completados no próximo 23 de maio. Helena estabeleceu uma longa e bem-sucedida parceria artística com o cineasta Rogério Sganzerla a partir do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), encontro esse que também resultou em um casamento que durou 35 anos, até a morte dele, em 2004. Juntos, eles realizaram outras obras icônicas do nosso cinema underground, como A Mulher de Todos (1969), Copacabana Mon Amour (1970) e Sem Essa Aranha (1970). Os quatro filmes citados estarão na programação da mostra ao lado de mais três títulos fundamentais na filmografia de Helena: A Grande Feira (1961), de Roberto Pires, um marco do Cinema Novo, primeiro longa-metragem com a atriz; Família do Barulho (1970), de Júlio Bressane; e Ralé (2015), dirigido pela própria Helena Ignez.

02.05 – Sem Essa, Aranha
1970, 92 min, comédia, Brasil, português
Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Helena Ignez, Jorge Loredo, Maria Gladys
Sinopse: Sátira do cinema marginal sobre o período do chamado “milagre econômico” propagandeado pelo governo ditatorial. Aranha é um contraventor que enriqueceu ilegalmente através de golpes e tramoias. Sua grande quantia em dinheiro guardada o permitiu comprar um grande casarão construído no meio da favela, onde vive com suas três mulheres.
[Ingressos aqui]

03.05 – O Bandido da Luz Vermelha
1968, 92 min, policial, Brasil, português
Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Paulo Villaça, Helena Ignez, Pagano Sobrinho
Sinopse: Livremente inspirado em fatos reais. Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o “bandido da luz vermelha”.
[Ingressos aqui]

04.05 – Copacabana, Mon amour
1970, 85 min, comédia, Brasil, português
Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Helena Ignez, Otoniel Serra, Paulo Villaça
Sinopse: Sônia Silk sonha ser cantora da Rádio Nacional, mas por enquanto é prostituta no calçadão de Copacabana. Ela vê espíritos e, assim como a mãe, acredita que o irmão homossexual está possuído por alguma força sobrenatural e faz de tudo para livrá-lo do mal.
[Ingressos aqui]

05.05 – A Mulher de Todos
1969, 87 min, comédia, Brasil, português
Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Stênio Garcia, Jô Soares, Helena Ignez, Luiza Maranhão

Sinopse: Um fim-de-semana nas praias da Ilha dos Prazeres, para onde viajam Plirtz e sua esposa Ângela Carne e Osso, a mulher dos homens boçais, como ela mesma se define. Ela é casada com um milionário, arrogante, proprietário de inúmeras empresas, dentre elas uma que edita histórias em quadrinhos.
[Ingressos aqui]

06.05 – A Grande Feira
1961, 91 min, drama, Brasil, português
Direção: Roberto Pires
Elenco: Milton Gaúcho, Geraldo Del Rey, Helena Ignez, Luiza Maranhão
Sinopse: O ingênuo marinheiro Roni, também conhecido como Sueco, aporta na Bahia e vai conhecer a famosa feira de Água dos Meninos. Lá, porém, é passado para trás pela prostituta Maria, amante do bandido Chico Diabo, que o esfaqueia. Ele, entretanto, não consegue esquecê-la.
[Ingressos aqui]

07.05 – A Família do Barulho
1970, 75 min, comédia, Brasil, português
Direção: Júlio Bressane
Elenco: Maria Gladys, Helena Ignez, Grande Otelo
Sinopse: Uma prostituta e um casal gay convivem bem em um lar carioca. Cansada de ser explorada, a mulher avisa que não mais sustentará os malandros e eles precisam encontrar uma nova forma de garantir a vida boa de todo dia.
[Ingressos aqui]

08.05 – Ralé
2015, 73 min, Drama, Brasil, português
Direção: Helena Ignez
Elenco: Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla
Sinopse: De origem aristocrática e ex-viciado em heroína, Barão decide fundar uma seita ligada aos rituais com ayahuasca, o chá alucinógeno do Santo Daime. Uma investigação sobre a alma brasileira, com reflexões sobre questões existenciais, individualidade sexual e direito de liberdade.
[Ingressos aqui]

 

Serviço

Mostra Helena Ignez
Data: 02 a 08 de maio
Horário: 18h30
Onde: Cine REAG Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Valor: R$ 22,00 (inteira) e R$ 11,00 (meia)
Ingressos: Site ou bilheteria