logo

Convocatória – Seu curta no Petra Belas Artes Digital

16/04 A 31/12

Já imaginou seu curta no Petra Belas Artes Digital?

A convocatória “Seu curta no Petra Belas Artes Digital” tem por objetivo criar um espaço de lançamento e difusão de curtas-metragens, de qualquer gênero, e que não estejam disponíveis no YouTube. Serão selecionados sete curtas-metragens que serão exibidos no canal do Petra Belas Artes Digital no YouTube, de maio a novembro de 2021. Os mesmos terão o apoio de divulgação do Belas Artes Grupo. E além disso, em dezembro haverá uma grande exibição gratuita no cinema Petra Belas Artes com todos os vencedores desta convocatória, em data a ser definida posteriormente. Sim!

Seu curta na tela do cinema mais amado de SP! Incrível, não é?! Essa é uma iniciativa do Belas Artes Grupo em parceria com o canal Petra Belas Artes digital que tem apoio da cerveja Petra.

Maiores informações e regulamento abaixo.

 

Regulamento

 

1. Requisitos

1.1 Podem ser inscritos curtas-metragens de qualquer gênero que não estejam disponíveis no YouTube.

1.2 Não serão aceitas inscrições de filmes não concluídos até a data de inscrição, tampouco projetos de caráter publicitário e/ou institucional.

1.3 Filmes em língua estrangeira deverão estar com legendas em português (do Brasil).

1.4 O candidato deve ser pessoa física maior de 18 (dezoito) anos.

1.5 Serão aceitas mais de um projeto por proponente, porém apenas um  curta por proponente será selecionado.

 

2. Inscrições

2.1 As inscrições para a convocatória” Seu curta no Petra Belas Artes Digital” são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 31 de maio de 2021.

2.2 Para inscrições de grupos, apenas um dos integrantes – com maioridade civil – deverá constar como responsável.

2.3 Para participar da seleção, o candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível neste link, no qual deverá constar, entre outras informações: – ficha técnica do filme (nome civil e artístico do(s) autor (ES) da obra; título da obra, ano e local de realização, duração do filme, suporte de captação e classificação indicativa). – sinopse com no mínimo 400 (quatrocentos) e no máximo 600 (seiscentos) caracteres; – link aberto com a íntegra da obra inscrita. – imagens em alta resolução para divulgação da exibição.

2.4 A classificação indicativa da obra deve ser estabelecida de acordo com o Guia Prático disponível no site do Ministério da Justiça: https://www.justica.gov.br/seus- direitos/classificacao/guia-pratico/classind-guia-pratico-de-audiovisual-3o-ed.pdf

2.5 A inobservância de algum dos critérios estabelecidos ou a falta dos materiais solicitados acarretará a invalidação automática da inscrição efetuada.

2.6 Os curtas podem ter no máximo cinco anos de produção, ou seja, curtas anteriores a 2017 serão desclassificados.

 

3. Seleção

3.1 Serão selecionados sete curtas para exibição no canal do Youtube do Petra Belas Artes e que terão uma sessão especial física no cinema Petra Belas Artes em dezembro.

3.2 São critérios norteadores da comissão de seleção: a) contribuição para o fortalecimento da diversidade cultural; b) relevância do projeto para o desenvolvimento da linguagem audiovisual; c) qualidade artística e técnica.

3.3 A relação dos filmes será divulgada todo dia 5, de maio a novembro de 2021, com o curta sendo disponibilizado no canal 10 dias após a confirmação do vencedor de cada mês.Os selecionados serão informados por email e terão seu nome divulgados nas redes sociais do Petra Belas Artes.

3.4 Não caberá recurso das decisões da comissão de seleção.

3.5 O Belas Artes Grupo oferece a hospedagem do curta no canal do Petra Belas Artes Digital e suporte de divulgação do projeto, incluindo as redes sociais do cinema e assessoria de imprensa.

3.6 A presente Convocatória não possui caráter oneroso e será utilizada exclusivamente para fins culturais, educacionais e institucionais.

3.7 Os curtas ficarão disponíveis por 12 meses no canal do YouTube do Petra Belas Artes Digital.

 

4. Direitos de Imagem

Os selecionados autorizam a utilização de seus nomes, imagens, minibiografias e textos sobre a obra para exibição em mídia impressa e eletrônica, em materiais institucionais e internet, televisão, rádio ou meio análogo de difusão, exclusivamente para divulgação das exibições, sem fins lucrativos.

 

5. Direitos Autorais

5.1 O (a) selecionado (a) assume total responsabilidade por todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizado na produção do projeto inscrito, garantindo que as imagens, as músicas, as melodias e as composições não infringem quaisquer direitos de autor, conexos ou de propriedade de terceiros.

5.2 O (a) selecionado (a) será responsável pela obtenção de toda autorização, licenciamento ou cessão de direitos relativos a obras de terceiros – necessários para o pleno atendimento à legislação incidente sobre o projeto/obra, em especial a legislação autoral.

5.3 Caberá a ele/ela responder, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações, questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação a direitos autorais, conexos, patrimoniais, de propriedade intelectual, de titularidade de terceiros, dentre outros, assegurando ao Belas Artes Grupo o pleno ressarcimento por possíveis prejuízos sofridos a esse título.

5.4 A omissão de quaisquer informações pertinentes a titulares de direitos de autor ou propriedade responsabilizará quem a prestou, de forma exclusiva e integral, por tal conduta.

 

6. Disposições Finais

6.1 Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

6.2 A participação na Convocatória Seu curta no Petra Belas Artes Digital implica na total aceitação deste regulamento. Os casos omissos ou não previstos nesta Convocatória serão analisados e decididos pela direção e pela equipe de programação do Petra Belas Artes Digital.